quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
A BUSCA DA ALMA
- Devo mudar de trabalho/carreira ?
- Porque meus relacionamentos não dão certo ?
- Porque não acho a pessoa certa ?
- Qual é a finalidade de minha vida ?
- Porque eu mereci isto ?
- Porque sinto um vazio ?
Faça o que gosta de fazer
Li uma interessante pesquisa do Dr. Bronnie Ware. Ele trabalhava em cuidados paliativos melhorando a qualidade de vida para pacientes terminais que deixavam o hospital e voltavam para morrerem em suas casas. Ele ouvia as pessoas nas últimas semanas de vida, quando abandonam qualquer pretensão e estavam totalmente honestas no seu leito de morte compartilharem seus maiores arrependimentos. Ele cita os cinco maiores:1.) Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesmo e não a vida que os outros esperavam de mim.
Este é o lamento mais comum, e geralmente vem de pessoas cujos sonhos não são alcançados. Quando as pessoas percebem que sua vida está terminando e olham para trás é fácil ver como muitos sonhos não foram cumpridos. A maioria das pessoas não tinham honrado nem a metade dos seus sonhos e morreram sabendo que era devido às escolhas que fizeram ou não fizeram.2.) Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
Este foi o lamento mais comum dos pacientes do sexo masculino. Eles perderam seus filhos jovens como parceiros e companheiros. E, criando mais espaço em sua vida, você se torna e mais aberto a novas oportunidades mais felizes, mais adaptadas ao seu estilo. Não era dinheiro ou status que tinham a verdadeira importância. Eles queriam ter feito as coisas de forma a beneficiar mais aqueles que amam. Isso é tudo o que resta no final, amor e relacionamentos.3.) Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
Bronnie encontrou pessoas que reprimiam seus sentimentos para tentar manter a paz. . . mas, isso as tornaram infelizes e percebiam viver uma vida medíocre, sentiam que colecionavam ressentimentos e amarguras na vida. Como resultado, viveram uma existência medíocre e nunca se tornaram o quem eram realmente.4.) Eu gostaria de ter permanecido em contato com meus amigos.
As pessoas ficaram mais velhas e deixaram amizades escapar. Em suas últimas semanas, muitas pessoas tentavam frenéticamente rastrear seus amigos perdidos no tempo.5.) Eu gostaria de me permitir ser feliz.
Perceberam que eles poderiam quebrar seus padrões e hábitos antigos e optar por ser feliz. Essa é surpreendemente comum. A maioria não percebe que felicidade é uma escolha. Ficaram presos em velhos padrões e hábitos. O chamado "conforto" da familiaridade sobrepôs suas emoções, assim como suas vidas físicas. Medo da mudança os levaram a fingir para os outros, e para si mesmos, de que estavam contentes.Lá no fundo, sentiram falta de dar boas risadas e de ter um pouco de amenidades na suas vidas novamente.Por essa pesquisa podemos refletir que a vida que levamos está relacionada com as nossas escolhas e atitudes.Nossa missão na vida reflete quem somos e orienta nossa maneira de agir no mundo. Aproveite o tempo de plantar da Primavera para semear seus sonhos. Nunca é tarde demais enquanto lhe resta tempo para viver. Ela é o propósito que o atrai para o seu futuro, unifica suas crenças, é a noção de quem você é.Quando você vive sua missão, fica entusiasmado, concentra-se em desenvolver habilidades, busca realizar incansavelmente essa missão com todo o vigor, que cria um poder. E fará isto dia por dia. O descontentamento de tanta gente com seu trabalho os leva a uma vida dividida. A missão é um motivo profundo para estarmos vivos. Pergunte a si mesmo se tem um emprego, ou está realizando um sonho.Você possui uma combinação única de desejos, interesses, habilidades desenvolvidas, e também vastos talentos por serem desenvolvidos. Descobrindo a missão e vivendo-a ela unificará seus interesses , ao mesmo tempo em que se desenvolve.As vezes as pessoas não acreditam que possam ser pagas para fazerem aquilo que elas gostam. O fato pode ser simplesmente : não sabem como fazer isto ! Relacione : O que valorizo nesta meta ?- viajar : aprendizado ou diversão
- novo emprego : desafio / hesitação
DESENVOLVENDO A VISÃO
Pense quais são os valores mais significativos. Veja você fazendo coisas que goste de fazer Veja-se fazendo coisas nobres, que você gostaria de fazer. Veja-se como gostaria de ser. Veja imagens que despertem a sua paixão. Permita que sua sabedoria interior guie o cenário que se desenrola dentro de você Veja-se rico(a), colorido(a). Sinta a sensação corporal. Desfrute desse futuro glorioso que está vendo. Enquanto observa o cenário, faça uma relação dos seus valores. Peça ao seu animal para orientar sua visão. Veja as cenas, guardando as imagens que representam seu propósito e sua missãoESCREVA
Agora que sabe de que forma contribuir, pode fazer dessa visão uma causa para se dedicar.ALINHANDO-SE
- Veja seu futuro e a vida que está vivendo
- Ouça objeções de uma parte de você ! Respeitosamente.
- Veja as intenções positivas por detrás ? ( valor )
- Crie alternativas para alcançar, fazendo acordo que favoreça todas as partes.
A minha missão é inspirar as pessoas para que elas possam se conhecer melhor, buscar a felicidade, se conectarem com o Sagrado e viver em harmonia com todas as relações e com todos os reinos.
Essa declaração de minha missão também me traz a consciência de que uma missão não é como uma meta, objetivo, que você se propõe a fazer e realizar e sim uma bandeira para carregar por toda a vida. Ou seja, não realizamos a missão, mas vivemos por ela.A missão não é definida, ela é descoberta pelo próprio indivíduo. Quando identificada impulsiona a fazer tudo na vida buscando viver essa missão.É uma força para alcançar objetivos e atender a necessidade de crescimento e evolução. A missão reúne talentos e capacidades, os valores mais importantes, o que gostamos e o que fazemos por amor. Quando descobrimos a missão, direcionamos a vida para atendê-la, na compreensão de que ela é o motivo da existência, do nascimento, do porque estar aqui e agora. Os elogios e incentivos que recebemos por nossas atitudes são indícios claros que comprovam que estamos vivendo a nossa missão. O Universo toma conta dos detalhes, nos enviando sinais e mensagens secretas que percebemos aos prestarmos atenção e conspiram a favor da realização da nossa missão. Observe as sincronicidades, sinais, o que você vê, ouve, sente, lê, seus encontros, pode ser a sua alma falando, trazendo orientação e clareza nesses momentos.Quando percebermos que caminhamos com clareza na nossa missão, vivenciamos um estado de contentamento interior bem profundo, com a consciência de que as experiências pelas quais passamos é um fator de alinhamento com nossos propósitos da alma. Após formular a sua declaração de missão, traga-a consigo, escreva e coloque em lugares visíveis e repita-a todos os dias em voz alta, com energia, força, vitalidade, para que as palavras ressoem em sua alma.Para construir sua declaração, procure meditar nas seguintes respostas:1 – Quem sou Eu?
Essa é a raiz de nossa busca espiritual. É importante meditarmos a pergunta: “Quem Sou Eu? “, diariamente para provocarmos nosso diálogo interior e nos religarmos ao nosso verdadeiro eu. È preciso não confundirmos o “quem sou eu” com os papéis que desempenhamos tais como, filho, pai, amigo, professor, médico, mestre, etc.Preste atenção aos sinais} coincidências) e sincronicidades. Pergunte a si mesmo as seguintes informações sobre cada experiência de hoje: (Se este evento tinha uma mensagem para a minha vida) o que seria?Pergunte "Por que estou aqui?"
Quando você tiver tempo para ouvir, mensagens valiosas irão aparecer nas formas mais inesperadas. "O propósito da minha vida é ..."; começe a escrever A alma ama a verdade, quando acerta sua verdadeira missão, cada parte de você se expande com vitalidade e energia. Pode demorar um pouco e querer continuar a definir e refinar sua declaração sobre o trabalho da sua alma durante as próximas semanas.Quando a pessoa identifica a razão de existir na Terra, uma sensação de paz invade seu ser. Poucas pessoas sabem o seu verdadeiro propósito de existência, sua missão de alma. Não há uma metodologia educacional que nos ensina a aprender a nossa missão. Geralmente nossa educação procura buscar o que queremos ser quando crescemos, qual é a nossa formação. Porém nunca somos estimulados para descobrirmos a nossa razão de viver, qual será a contribuição que deixaremos para o planeta, para a humanidade, para nosso pais, família. Dê asas à sua criatividade. Veja-se como gostaria de estar no futuro. O que gostaria de fazer em todas as áreas de sua vida. Reconhecer seus dons, talentos e capacidades naturais. Tenha a clareza de quais são os seus principais valores,,,virtudes, os seus interesses principais, seus desejosA sua missão sempre tem a ver com seus talentos. Você vai sentir que contribui com um propósito maior quando usa esses talentos. Você pode usar para a sua satisfação pessoal, para contribuir para a humanidade, etc. De qualquer forma ao cumprir seus talentos estará contribuindo para o Universo de alguma forma.ESTADOS ALTERADOS
Nós, seres humanos, passamos a maior parte de nossa vida,acordados num estado comum de consciência, porque a maior parte da nossa humanidade entende que é o estado "normal", mas avanços da ciência mostram que o nosso cérebro produz suas próprias substâncias, veiculos para alterar a mente. Entendo que a busca por estados diferenciados de consciência faz parte da natureza humana. Podemos observar isso em crianças, nas brincadeiras de rodopiar até ficarem tontas, ao experimentarem prender a respiração, etc. Acredito que o ser humano é um buscador de experiências, alguns buscam enfrentando perigos da natureza,no êxtase religioso, nos esportes radicais, no sexo, nas danças, na música, nos esportes. O mesmo acontece nas experiências psicodélicas, com as drogas permitidas como o álcool, com práticas de meditação. Ela é parte legítima da condição humanaOs estados alterados de consciência no xamanismo, que aqui prefiro chamar de Estados Sagrados de Consciência, não envolvem apenas o transe, e sim a capacidade de viajar na realidade incomum com o objetivo de encontrar-se com espíritos animais, plantas, mentores, obter insights, para curas, etc. Estas incluem experiências fora- do- corpo, mudança de forma, transformação em animais, viagens através do tempo (passado ou futuroOs estados alterados de consciência incluem vários graus; Stanley Kryppner chega a classificar vários estados diferentes de consciência. São através desses estados que conseguimos nos conectar com nossos mitos, símbolos, nossa verdade interior. Conseguimos expandir a nossa percepção para os mistérios que estão guardados em nós mesmos.Aprendemos a sentir, ver e ouvir a energia.
Nos religamos com o Sagrado e com a fonte criativa de tudo o que nos acontece, alcançamos níveis profundos do nosso ser.
INDESCRITÍVEL. Posso dizer o que eu senti e que acho ser um êxtase: Um estado de fusão com o Universo, nada falta, não há tempo, espaço, formas. Um estado de plenitude, sentindo a alma voar, ver e sentir belezas, cores, sons. Um encontro com "Algo Superior", uma sensação de amor e de saúde. O encontro com o Eterno, lindas visões..... Um Estado Superior de Consciência que lhe proporciona mudança de valores, aperfeiçoamento pessoal nas virtudes, amor à vida e a natureza e ao próximo.
PONTE ENTRE OS MUNDOS
Num passado não muito distante os xamãs eram vistos como maus, satânicos, até mesmo impostores. Porém, desde que Mircea Elia — de publicou, em 1964, um extensivo estudo sobre o xamanismo em todo o mundo, esta prática passou a ser tratada com mais respeito, como um assunto que merece investigação científica. Eliade, historiador de religiões na Universidade de Chicago, documentou, em Shamanisrn: Archaic Techniques of Ecstasy, características do xamanismo em diversas culturas e localidades. Sua obra mostrou que os xamãs são um fenômeno mundial, e que ocupam um importante lugar em suas sociedades.
Com uma série de características em comum com a sabedoria antiga, o xamanismo também atraiu o interesse dos teosofistas. Muitos já realizaram viagens para estudar os xamãs diretamente, em busca de ajuda para expandir a estreita e materialista visão de mundo ocidental.
Porém, além do mundo objetivo, os xamãs acreditam que há uma outra realidade à nossa volta, um mundo “superfísico”. Esse reino é habitado pelas almas dos mortos, por espíritos guias, almas perdidas e espíritos maus, e os xamãs têm o poder de se comunicar com eles. Mas a ideia de que há mais de uma realidade não é popular apenas entre os adeptos do xamanismo.
Nos livros Einstein’s Space e Van Gogh’s Skies, o físico Henry Margenau e o filósofo e parapsicólogo Lawrence LeShan falam sobre diferentes maneiras de olhar o mundo. Segundo LeShan, há uma realidade sensorial, onde normalmente nós obtemos informação e onde o tempo é unidirecional — passado, presente, futuro. Aqui, o espaço é uma barreira à troca de informação. Porém, no que ele chama de “realidade clarividente”, tudo é parte de um todo unificado e eterno. Tempo e espaço não impedem o fluxo de informação; a clarividência, a telepatia e a precognição são naturais. Nessa realidade clarividente podemos conhecer fenômenos distantes, prever o futuro e ler o passado — assim como no estado de realidade alterada dos xamãs.
Ao cruzar dados sobre a cultura xamânica, Eliade descobriu três regiões cósmicas comuns a todas as culturas: o firmamento, ou mundo superior (céu); a Terra, ou mundo inferior (o mundo do dia-a-dia); e o submundo, ou mundo inferior um (inferno). Um eixo central conecta os três universos, passando através de uma abertura ao longo da qual os deuses descem à Terra e os mortos ao submundo. A alma do xamã, em êxtase, pode voar para cima ou para baixo neste eixo. Esse ponto de conexão é chamado de pilar do mundo, árvore do mundo, árvore da vida ou montanha cósmica.
Os xamãs são “mestres dos espíritos”, e não possuídos por eles; os espíritos trabalham para os xamãs, não o inverso. Eles decidem quando o espírito pode se manifestar e com que propósito. Ao contrário dos esquizofrênicos, os xamãs podem interromper as vozes quando desejarem. Além da habilidade de entrar à vontade em estados alterados de consciência, eles também dominam a mente, pois têm que se comunicar com as pessoas e explicar suas visões de maneira compreensível. Pode- se dizer que eles usam tanto o lado direito quanto o esquerdo do cérebro.
A esclerose múltipla é uma doença progressiva do sistema nervoso para a qual não há cura conhecida, embora às vezes ocorra remissão espontânea. Swan não tinha conseguido ajudar muito, embora a psicoterapia tenha proporcionado um pequeno alívio psicológico à paciente. Ela usava bengala e era bastante mal-humorada. A cerimônia de cura aconteceu numa clareira na floresta. Pessoas cantavam e batiam tambores quando Rolling Thunder entrou, a passos largos, no círculo. Era um homem grande, com um metro e noventa de altura. Usava penas de águia no chapéu; acima de sua testa havia uma estrela prateada de sete pontas com uma tartaruga no centro. Trazia também símbolos brancos pintados nas bochechas e na testa; uma maleta de remédios, feita de pele de texugo, pendia de sua cintura.
Sua chegada dramática foi como uma declaração muda de que ele era um xamã, um homem de poder. Ele entrou no círculo de dançarinos e fez orações nas quatro direções. Com as mãos levantadas, olhou para o céu. Naquele momento, Swan notou uma mudança. Quando seus olhos se encontraram por um instante, Swan sentiu que o olhar de Rolling Thunder tinha a frieza e a qualidade não humana da águia. Durante algum tempo o xamã dançou com os braços abertos, como se fossem asas.
Cerca de quarenta e cinco minutos após, a paciente foi trazida para a clareira. Movia-se lentamente com sua bengala. Rolling Thunder fez gestos amplos sobre ela com uma ponta de rabo de búfalo e uma pena de águia, como se estivesse limpando sua aura. Os cânticos e as batidas continuavam. O xamã colocou a mão sobre as costas da paciente, depois retirou e cuspiu na mão. Deixou escapar um “upa” que assustou todo mundo. Repetiu essa sequência várias vezes. Uma nova mudança, então, ocorreu nele. Ele ficou de quatro, ganindo, rosnando e cheirando a paciente (“como um texugo”, Swan pensou). Depois começou a chupar a parte inferior das costas da paciente. Em seguida, cuspiu um material verde. Isso se repetiu várias vezes, após o que ele parecia cansado. Andou em volta da paciente abanando a ponta de rabo de búfalo sobre ela, e esse foi o fim da cerimônia.
A paciente, que parecia radiante, exclamou: “Eu estou viva!”. Deu alguns passos com a bengala e depois a jogou fora, enquanto todo mundo aplaudia. Rolling Thunder afirmou: “Hoje esta mulher foi sarada.” Ele ressaltou que não disse “curada”; a paciente ainda tinha que “caminhar pela estrada vermelha” (a boa via dos índios) e cuidar da dieta. Precisaria de mais duas ou três sessões de tratamento, com ele ou alguém como ele. Thunder disse ainda: “Esta é a maneira de agir do Grande Espírito. Eu sou como um instrumento para ele. A cura vem do mundo espiritual; eu sou apenas um ajudante.” Durante as sessões, Rolling Thunder assumiu o aspecto de um pai sábio, de uma águia, de um texugo e de um mago poderoso. A paciente foi capaz de mover-se sozinha pela primeira vez em pouco tempo; porém, horas depois, ela precisou novamente do apoio da bengala. Uma semana depois ela disse a Swan que tinhas altos e baixos, mas que se sentia mais forte.
Durante algum tempo Swan perdeu contato com ela, mas cerca de dois anos depois teve notícia de que ela estivera em outras sessões alternativas de cura, e que já nadava e andava a cavalo. Ela não sentia mais estresse nem ansiedade por melhora. Sua vida ia de vento em popa; ela passou a ter um grande interesse pela natureza, pelas rochas e pelo Grande Espírito. Seu desencorajamento se foi, e fisicamente ela estrava muito melhor.
Os xamãs têm dois métodos principais para curar: remover algo e restaurar algo. Uma doença localizada pode ser visualizada como uma aranha que tenha que ser retirada de alguma estranha criatura, do mesmo modo como o veneno é retirado de uma picada de cobra. Para restaurar algo, os xamãs realizam uma viagem a outro mundo. Se o paciente estiver à beira da morte, eles podem procurar sua alma e trazê-la de volta. Podem também contatar a alma sob a forma de um animal, para que ela energize o paciente e aumente sua resistência à doença.
Os xamãs utilizam métodos alternativos de cura, junto com os rituais e as jornadas a outro mundo. Podem usar ervas ou remédios manipulados e não fazem objeções ao fato do paciente estar sob cuidados de um médico convencional. Eles são holísticos, uma vez que têm acesso a vários métodos alternativos e cuidam tanto da alma quanto do corpo.
Enquanto a prática de olhar o céu assemelha-se aos estados de meditação da ioga, a viagem durante o sonho está mais centrada em experiências psíquicas, que trazem informações específicas sobre problemas do dia-a-dia. Outra característica em comum entre o xamanismo e a sabedoria antiga é a ideia de que o universo está vivo. O universo é um ser uno, com todas as partes interconectadas; cada pedra, cada grão de areia é a corporificação de seu espírito. Tanto o xamanismo quanto a sabedoria antiga acreditam que há uma fonte espiritual por trás do mundo. Ambos afirmam que há vários níveis de ser, ou realidades alternadas, habitadas por seres não-físicos; ambos creem na vida após a morte. Tanto o xamanismo quanto as antigas tradições consideram possível contatar os reinos interiores por meio de viagens místicas e estados alterados de consciência. Ambos oferecem um caminho para quem quer ser senhor de si mesmo e também das realidades alternativas, mantendo-se, ao mesmo tempo, em harmonia com a natureza e as pessoas
Com uma série de características em comum com a sabedoria antiga, o xamanismo também atraiu o interesse dos teosofistas. Muitos já realizaram viagens para estudar os xamãs diretamente, em busca de ajuda para expandir a estreita e materialista visão de mundo ocidental.
Ponte Entre os Mundos
As culturas xamânicas consideram que tudo está interconectado, que todas as partes da natureza interagem entre si e que há propósitos ocultos na vida das pessoas. Elas não fazem distinção entre o corpo, a mente e o espírito; veem os mundos físico e espiritual como um só, com o espírito sempre presente na matéria.Porém, além do mundo objetivo, os xamãs acreditam que há uma outra realidade à nossa volta, um mundo “superfísico”. Esse reino é habitado pelas almas dos mortos, por espíritos guias, almas perdidas e espíritos maus, e os xamãs têm o poder de se comunicar com eles. Mas a ideia de que há mais de uma realidade não é popular apenas entre os adeptos do xamanismo.
Nos livros Einstein’s Space e Van Gogh’s Skies, o físico Henry Margenau e o filósofo e parapsicólogo Lawrence LeShan falam sobre diferentes maneiras de olhar o mundo. Segundo LeShan, há uma realidade sensorial, onde normalmente nós obtemos informação e onde o tempo é unidirecional — passado, presente, futuro. Aqui, o espaço é uma barreira à troca de informação. Porém, no que ele chama de “realidade clarividente”, tudo é parte de um todo unificado e eterno. Tempo e espaço não impedem o fluxo de informação; a clarividência, a telepatia e a precognição são naturais. Nessa realidade clarividente podemos conhecer fenômenos distantes, prever o futuro e ler o passado — assim como no estado de realidade alterada dos xamãs.
Ao cruzar dados sobre a cultura xamânica, Eliade descobriu três regiões cósmicas comuns a todas as culturas: o firmamento, ou mundo superior (céu); a Terra, ou mundo inferior (o mundo do dia-a-dia); e o submundo, ou mundo inferior um (inferno). Um eixo central conecta os três universos, passando através de uma abertura ao longo da qual os deuses descem à Terra e os mortos ao submundo. A alma do xamã, em êxtase, pode voar para cima ou para baixo neste eixo. Esse ponto de conexão é chamado de pilar do mundo, árvore do mundo, árvore da vida ou montanha cósmica.
Mestres dos Espíritos
Acredita-se que os xamãs tenham muitos poderes psíquicos. Além dos fenômenos tradicionalmente estudados no Ocidente (clarividência, telepatia, precognição, telecinesia), eles também dizem se comunicar com os mortos, quebram encantamentos, diagnosticam e curam doenças, controlam o tempo, levitam, projetam sua alma para fora do corpo.Os xamãs são “mestres dos espíritos”, e não possuídos por eles; os espíritos trabalham para os xamãs, não o inverso. Eles decidem quando o espírito pode se manifestar e com que propósito. Ao contrário dos esquizofrênicos, os xamãs podem interromper as vozes quando desejarem. Além da habilidade de entrar à vontade em estados alterados de consciência, eles também dominam a mente, pois têm que se comunicar com as pessoas e explicar suas visões de maneira compreensível. Pode- se dizer que eles usam tanto o lado direito quanto o esquerdo do cérebro.
Cerimônia de Cura
Como um exemplo de práticas xamânicas, gostaria de descrever uma cerimônia tradicional de cura realizada por Rolling Thunder com uma mulher vítima de esclerose múltipla. A história é contada por Jim Swan, psicólogo ambiental e psicoterapeuta, que trabalhou com a paciente. Rolling Thunder é um médico xamã cherokee e conselheiro espiritual de pessoas conhecidas, como Joan Baez, Muhhammad Ali e o grupo de rock The Grateful Dead.A esclerose múltipla é uma doença progressiva do sistema nervoso para a qual não há cura conhecida, embora às vezes ocorra remissão espontânea. Swan não tinha conseguido ajudar muito, embora a psicoterapia tenha proporcionado um pequeno alívio psicológico à paciente. Ela usava bengala e era bastante mal-humorada. A cerimônia de cura aconteceu numa clareira na floresta. Pessoas cantavam e batiam tambores quando Rolling Thunder entrou, a passos largos, no círculo. Era um homem grande, com um metro e noventa de altura. Usava penas de águia no chapéu; acima de sua testa havia uma estrela prateada de sete pontas com uma tartaruga no centro. Trazia também símbolos brancos pintados nas bochechas e na testa; uma maleta de remédios, feita de pele de texugo, pendia de sua cintura.
Sua chegada dramática foi como uma declaração muda de que ele era um xamã, um homem de poder. Ele entrou no círculo de dançarinos e fez orações nas quatro direções. Com as mãos levantadas, olhou para o céu. Naquele momento, Swan notou uma mudança. Quando seus olhos se encontraram por um instante, Swan sentiu que o olhar de Rolling Thunder tinha a frieza e a qualidade não humana da águia. Durante algum tempo o xamã dançou com os braços abertos, como se fossem asas.
Cerca de quarenta e cinco minutos após, a paciente foi trazida para a clareira. Movia-se lentamente com sua bengala. Rolling Thunder fez gestos amplos sobre ela com uma ponta de rabo de búfalo e uma pena de águia, como se estivesse limpando sua aura. Os cânticos e as batidas continuavam. O xamã colocou a mão sobre as costas da paciente, depois retirou e cuspiu na mão. Deixou escapar um “upa” que assustou todo mundo. Repetiu essa sequência várias vezes. Uma nova mudança, então, ocorreu nele. Ele ficou de quatro, ganindo, rosnando e cheirando a paciente (“como um texugo”, Swan pensou). Depois começou a chupar a parte inferior das costas da paciente. Em seguida, cuspiu um material verde. Isso se repetiu várias vezes, após o que ele parecia cansado. Andou em volta da paciente abanando a ponta de rabo de búfalo sobre ela, e esse foi o fim da cerimônia.
A paciente, que parecia radiante, exclamou: “Eu estou viva!”. Deu alguns passos com a bengala e depois a jogou fora, enquanto todo mundo aplaudia. Rolling Thunder afirmou: “Hoje esta mulher foi sarada.” Ele ressaltou que não disse “curada”; a paciente ainda tinha que “caminhar pela estrada vermelha” (a boa via dos índios) e cuidar da dieta. Precisaria de mais duas ou três sessões de tratamento, com ele ou alguém como ele. Thunder disse ainda: “Esta é a maneira de agir do Grande Espírito. Eu sou como um instrumento para ele. A cura vem do mundo espiritual; eu sou apenas um ajudante.” Durante as sessões, Rolling Thunder assumiu o aspecto de um pai sábio, de uma águia, de um texugo e de um mago poderoso. A paciente foi capaz de mover-se sozinha pela primeira vez em pouco tempo; porém, horas depois, ela precisou novamente do apoio da bengala. Uma semana depois ela disse a Swan que tinhas altos e baixos, mas que se sentia mais forte.
Durante algum tempo Swan perdeu contato com ela, mas cerca de dois anos depois teve notícia de que ela estivera em outras sessões alternativas de cura, e que já nadava e andava a cavalo. Ela não sentia mais estresse nem ansiedade por melhora. Sua vida ia de vento em popa; ela passou a ter um grande interesse pela natureza, pelas rochas e pelo Grande Espírito. Seu desencorajamento se foi, e fisicamente ela estrava muito melhor.
Poder Pessoal
Os xamãs são muito procurados para curar. Sua visão de saúde e doença é diferente da visão típica ocidental. Eles acreditam que a doença ocorre quando a proteção da pessoa está fraca e há um perda de “poder pessoal.” Nós diríamos que o sistema imunológico está fraco, como acontece quando estamos esgotados, desencorajados, deprimidos. Em um caso assim, o xamã nutriria a alma para restaurar o poder pessoal, sem necessariamente tratar os sintomas. Ele poderia também viajar ao outro mundo em busca do poder da alma. A saúde não significa necessariamente ausência de dor. Melhorar pode ter pouco a ver com o corpo, uma vez que o importante é restabelecer o senso de conexão. É significativo que a paciente vítima de esclerose múltipla tenha se interessado pela natureza após o tratamento.Os xamãs têm dois métodos principais para curar: remover algo e restaurar algo. Uma doença localizada pode ser visualizada como uma aranha que tenha que ser retirada de alguma estranha criatura, do mesmo modo como o veneno é retirado de uma picada de cobra. Para restaurar algo, os xamãs realizam uma viagem a outro mundo. Se o paciente estiver à beira da morte, eles podem procurar sua alma e trazê-la de volta. Podem também contatar a alma sob a forma de um animal, para que ela energize o paciente e aumente sua resistência à doença.
Os xamãs utilizam métodos alternativos de cura, junto com os rituais e as jornadas a outro mundo. Podem usar ervas ou remédios manipulados e não fazem objeções ao fato do paciente estar sob cuidados de um médico convencional. Eles são holísticos, uma vez que têm acesso a vários métodos alternativos e cuidam tanto da alma quanto do corpo.
Contato com o Mundo Espiritual
As visões do mundo e as práticas xamânicas têm muitas características em comum com a sabedoria antiga. Os aborígenes australianos são um exemplo de como o xamanismo expressa essa sabedoria. Assim como os hindus, os aborígenes acreditam que estão em contato com o mundo espiritual. Eles viajam durante o sonho, para recuperar almas perdidas ou passar por iniciações; também exploram o reino dos mortos e acreditam que a morte é a “sobrevivência no infinito”. Na cultura aborígene, assim como entre os hindus, os mais velhos se retiram da vida comunitária e seguem sozinhos para as montanhas, para meditar. Eles praticam “olhar para o céu”, porque acreditam que a mais elevada espiritualidade está associada ao espaço, ao infinito — assim como a ideia de libertação, em algumas escolas orientais.Enquanto a prática de olhar o céu assemelha-se aos estados de meditação da ioga, a viagem durante o sonho está mais centrada em experiências psíquicas, que trazem informações específicas sobre problemas do dia-a-dia. Outra característica em comum entre o xamanismo e a sabedoria antiga é a ideia de que o universo está vivo. O universo é um ser uno, com todas as partes interconectadas; cada pedra, cada grão de areia é a corporificação de seu espírito. Tanto o xamanismo quanto a sabedoria antiga acreditam que há uma fonte espiritual por trás do mundo. Ambos afirmam que há vários níveis de ser, ou realidades alternadas, habitadas por seres não-físicos; ambos creem na vida após a morte. Tanto o xamanismo quanto as antigas tradições consideram possível contatar os reinos interiores por meio de viagens místicas e estados alterados de consciência. Ambos oferecem um caminho para quem quer ser senhor de si mesmo e também das realidades alternativas, mantendo-se, ao mesmo tempo, em harmonia com a natureza e as pessoas
MENSAGENS XAMAS
MUDANÇAS...
"O PRIMEIRO PASSO PARA A
MUDANÇA
É A
ACEITAÇÃO.
UMA VEZ QUE VOCÊ ACEITE........ A SI
MESMO,
VOCÊ ABRE A PORTA PARA A..........
MUDANÇA.
ISSO É TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE
FAZER.
MUDANÇA......
NÃO É ALGO QUE............ VOCÊ
FAZ
, É ALGO QUE......... VOCÊ........." PERMITE."
—
"OLUOLU"!
O GUERREIRO NATO
ele sabe o que quer
ele oferece flores
pisando em espinhos .
E transforma os espinhos do
caminho
em verdadeiras flechas de amor.
Rhenan Carvalho
BENÇÃO
CELTA......
NO DIA QUE O PESO APODERAR-SE DOS TEUS OMBROS, E
TROPEÇARES,
QUE A ARGILA DANCE, PARA
EQUILIBRAR-TE!
E, QUANDO TEUS OLHOS CONGELAREM, POR TRÁS DA JANELA
CINZENTA,
E O FANTASMA DA PERDA CHEGAR A
TI...
QUE UM BANDO DE CORES,
ÍNDIGO,VERMELHO,VERDE
E AZUL CELESTE, VENHA DESPERTAR EM
TI,
UMA BRISA DE ALEGRIA.
QUANDO A VELA SE APAGAR NO BARQUINHO DO
PENSAMENTO,
E UMA SENSAÇÃO DE ESCURO ESTIVER SOBRE
TI,
QUE SURJA PARA TI, UMA TRILHA DE LUAR
AMARELO,
PARA LEVAR-TE A SALVO PRA
CASA.
QUE O ALIMENTO DA TERRA SEJA
TEU!
QUE A CLARIDADE DA LUZ TE
ILUMINE!
QUE A FLUIDEZ DO OCEANO TE
INUNDE!
QUE A PROTEÇÃO DOS
ANTEPASSADOS,
ESTEJA COM VOCÊ!
E ASSIM...
QUE UM VENTO TEÇA ESSAS PALAVRAS DE AMOR Á TUA
VOLTA,
NUM INVISÍVEL MANTO, PARA ZELAR POR TUA VIDA, ONDE
ESTIVERES.
QUE ASSIM SEJA!!
E ASSIM SE faça.
"CATURAMA"!
PRECE DO
AMANHECER
Senhor
No silêncio deste dia que
amanhece,
Venho pedir-te a Paz, a Sabedoria, a
Força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de
amor.
Ser paciente, compreensivo, manso e
prudente.
Ver além das aparências teus
filhos,
Como Tu mesmo os vês,
E assim, não ver senão o bem em cada
um.
Cerra meus ouvidos a toda
calúnia.
Guarda minha língua de toda a
maldade.
Que só de bênçãos se encha meu
Espírito.
Que eu seja tão bondoso e
alegre,
Que todos quantos se achegarem a
mim,
Sintam Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza,
Senhor,
E que, no decurso deste
dia,
Eu Te Revele a Todos.
"AHOW!'
CAMINHO DO
CORAÇÃO...
vamos trilha-lo?
"Se você está a andar no caminho do coração, então é
tempo...
"- Nippawanock, ARAPAHOE se não for agora,
quando?
Se não você, quem?
Para andar no caminho do coração é uma grande
honra.
Todo ser humano tem a escolha para este caminho a
pé,
mas muito poucos vão decidir
fazê-lo.
Por quê?
Bem, porque você não pode agir e comportar-se como toda a
gente se comporta.
Você deve ser a pessoa que vai aprender a olhar para
dentro.
Você deve ser a pessoa que será totalmente responsável por
si mesmo.
Você deve ser a pessoa que reza e
medita.
Você deve ser a pessoa que vai
sacrificar.
Você deve decidir ser um GUERREIRO
PACIFICO
. O que você decidirá
hoje?
O que voce decidirá nesta
inverno?
Ah, o grande mistério, levam-me no caminho do
coração."
"KANEKI"!
Pureza
No corpo físico, procurar por alimentos puros, integrais,
respirar bem, atitudes saudáveis, purificar o corpo. No mental é olhar para o
mundo com os olhos de uma criança. Livrar-se dos preconceitos, sarcasmos,
julgamentos, fofocas, intrigas. No nível emocional é praticar a honestidade, a
espontaneidade, receptividade, integridade, buscar de equilíbrio e
auto-realização. No espiritual é nosso encontro com o Eu Superior, com a alma.
Buscar Essência Divina e confiar mais.
A Roda Medicinal marca também as luas do período de
Inverno. As luas do inverno inspiram a contemplar a vida e seus paradoxos e
sobre a morte. É tempo de aprender a ter paciência. Época em que as habilidades
psíquicas e místicas estarão bem acima da média. Para contemplarmos os presentes
que a vida nos deu, praticar doações.
"OLUOLU"
Não te
preocupes...
com os medos, pois eles também são teus
amigos.
Como o processo de Purificação da água, onde esta passa
pelo processo de decantação, para que as impurezas subam à superfície para que,
então,
sejam “retirados” os medos e suas variantes, agora te são
aflorados para tua Purificação.
Sede firme em teus propósitos e não desista de teus
desejos e sonhos, pois estamos, há muito, te acompanhando e te preparando. Tua
preparação, aos poucos,
chega ao fim. Logo, logo, estarás pronto para o que cabe a
ti.
Estamos sempre juntos, mesmo nos momentos em que te sentes
só. A Luz nunca se separa de seus trabalhadores, assim como a Espada acompanha o
Guerreiro.
Siga o Caminho do Coração e caminhe em direção do Amor.
Estamos todos unidos, como células, formando um só corpo. Este corpo se chama
Luz, nós e vós somos suas células.
Como te foi dito, forjado a ferro, para que, com o fogo o
ferro seja temperado, ante suas altas temperaturas. Quando o ferro se transmuta
e se torna aço, ele está pronto e a Espada pode ser feita:
Poderosa, Precisa, Sábia e
Forte.
Siga com Coragem e de cabeça erguida. Vista tua Armadura,
pegue em tua Espada que é um Guerreiro. Um de nós, assim como
nós!
Somos um só corpo, como dissemos antes, com um único
coração pulsante, pulsando amor
incondicional.
Siga sem mais duvidar! Aceite e
Seja!
Da Voz que ecoa em teu Coração, da Luz que ilumina teu
Caminho... Diante, adiante, sempre em
frente.
GUERREIRO DA
LUZ.........
O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para
ensinar a convivência.
Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz.
Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do
abandono.
Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade
das palavras.
Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do
despertar.
Usa a doença para ressaltar a benção da saúde.
Deus usa o fogo para ensinar sobre a água.
Usa a terra para que se compreenda o valor do
ar.
Usa a morte para mostrar a importância da
vida.
HOW!GRANDE
ESPÍRITO!...
Devemos
sempre...
...aprender a viver em harmonia com a terra. Devemos
aprender a pensar coisas boas. Todo bom pensamento é sentido por tudo, o que faz
com que tudo seja feliz."
* Criador, deixe-me ter somente bons
pensamentos.
"Existem muitas Vozes além das
nossas,
muitas Vozes..
Só vamos escutá-las em
Silêncio"
WAKAN TANKA"( O GRANDE
MISTÉRIO)...
ORAÇÃO DO
PERDÃO DOS KAHUNAS
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha
evolução, dedicarei alguns minutos para
perdoar.
A partir deste momento, eu perdôo todas as pessoas que de
alguma forma me ofenderam, injuriaram, prejudicaram ou causaram dificuldades
desnecessárias.
Perdôo, sinceramente, quem me rejeitou, odiou, abandonou,
traiu, ridicularizou, humilhou, amedrontou,
iludiu.
Perdôo, especialmente, quem me provocou até que eu
perdesse a paciência e reagisse violentamente, para depois me fazer sentir
vergonha, remorso e culpa inadequada.
Reconheço, que também fui responsável pelas agressões que
recebi, pois várias vezes confiei em indivíduos negativos, permiti que me
fizessem de bobo e descarregassem sobre mim seu mau
caráter.
Por longos anos suportei maus tratos, humilhações,
perdendo tempo e energia, na tentativa inútil de conseguir um bom relacionamento
com essas criaturas.
Já estou livre da necessidade compulsiva de sofrer, e
livre da obrigação de conviver com indivíduos e ambientes
tóxicos.
Iniciei agora, uma nova etapa de minha vida, em companhia
de gente amiga, sadia e competente, quero compartilhar sentimentos nobres,
enquanto trabalhamos pelo progresso de todos
nós.
Jamais voltarei a me queixar, falando sobre mágoas e
pessoas negativas. Se por acaso pensar nelas, lembrarei que já estão perdoadas e
não fazem mais parte de minha vida íntima
definitivamente.
Agradeço pelas dificuldades que essas pessoas me causaram,
que me ajudaram a evoluir, do nível humano comum ao espiritualizado em que estou
agora.
Quando me lembrar das pessoas que me fizeram sofrer,
procurarei valorizar suas boas qualidades e pedirei ao Criador que as perdoe
também, evitando que sejam castigadas pela lei da causa e efeito, nesta vida ou
em outras futuras.
Dou razão a todas as pessoas que rejeitaram o meu amor e
minhas boas intenções, pois reconheço que é um direito que assiste a cada um me
repelir, não me corresponder e me afastar de suas
vidas.
(Fazer uma pausa, respirar profundamente algumas vezes,
para acúmulo de energia).
Agora, sinceramente, peço perdão a todas as pessoas a
quem, de alguma forma, consciente e inconscientemente, eu ofendi, injuriei,
prejudiquei ou desagradei.
Analisando e fazendo julgamento de tudo que realizei ao
longo de toda a minha vida, vejo que o valor das minhas boas ações é suficiente
para pagar todas as minhas dívidas e resgatar todas as minhas culpas, deixando
um saldo positivo a meu favor.
Sinto-me em paz com minha consciência e de cabeça erguida
respiro profundamente, prendo o ar e me concentro para enviar uma corrente de
energia destinada ao meu Eu Superior.
Ao relaxar, minhas sensações revelam, que este contato foi
estabelecido.
Agora dirijo uma mensagem de fé ao meu Eu Superior,
pedindo orientação, em ritmo acelerado, de um projeto muito importante que estou
mentalizando e para o qual já estou trabalhando com dedicação e
amor.
Agradeço de todo o coração, a todas as pessoas que me
ajudaram e comprometo-me a retribuir trabalhando para o meu bem e do próximo,
atuando como agente catalisador do entusiasmo, prosperidade e auto
realização.
Tudo farei em harmonia com as leis da natureza e com a
permissão do nosso Criador, eterno, infinito, indescritível que eu,
intuitivamente, sinto como o único poder real, atuante dentro e fora de
mim.
Assim seja, assim é e assim
será