quinta-feira, 22 de março de 2012

SABEDORIA INDIGINA


 


SABEDORIA INDÍGENA!


SABEDORIA INDÍGENA!
Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo.

Alce Negro (1863-1950) Xamã Oglala SiouxOs pensamentos são como flechas, uma vez lançadas alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia ser sua própria vítima.

Letakos Lesa (Águia Noturna) Chefe PawnneNão basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz.

Atirador, dos Sioux Teton...tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar , cada pessoa uma missão a cumprir. Esta é a concepção dos índios sobre a existência...

Provérbio CheyenneAs leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas.

Provérbio CrowQuanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo.

Provérbio SenecaA Terra é a Mãe de todos e todos os homens deveriam ter direitos iguais para se nutrir d'Ela. Esperar que um homem nascido em liberdade possa aceitar ser confinado ou proibido de ir aonde quiser é tão impossível quanto esperar que os rios corram ao contrário.

Satanta, chefe dos KiowasQuando povos entram em choque, é melhor para ambos os lados reunirem-se sem armas e conversar sobre isso, e encontrar algum modo pacífico de resolver.

Maza Blaska (Pedaço de Ferro Liso), Chefe Oglala SiouxAs tradições de nossas pessoas são passadas de pai para filho. Para ser Chefe é considerado que ele seja o mais instruído, o líder da tribo. Porém, o Xamã tem mais inspiração. É ele que está em comunhão com espíritos... Ele cura o doente com as suas mãos, preces, encantamentos e cantos divinos. Ele infunde vida nova no paciente, ao executar a sua prática mágica com o seu coração puro e imaculado...

Wooden Leg (séc. 19) Xamã CheyenneQuando compreendermos profundamente a verdade dos nossos corações saberemos louvar, amar e agradecer ao Grande Espírito.
Provérbio Andino.

Todos os homens e mulheres tem um futuro, mas poucos têm um destino

Nenhum comentário:

Postar um comentário