segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OS ESPIRITOS DOS ANIMAIS

Xamanismo: Os Espíritos Animais

O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior. Sua origem é um conjunto de ensinamentos milenares que, através da tradição de tribos indígenas do mundo todo, foram sendo passadas até os dias de hoje.
Esses ensinamentos são baseados na observação da natureza e seus sinais: sol, lua, Terra, Água, Fogo, Ar, Animais, Plantas, Vento, Ciclos, etc...


Pode-se considerar o xamanismo como a verdadeira arte de viver. Um dos princípios fundamentais do Xamanismo, é a existência de Espíritos Animais, que podem ser Totens, Animais de Poder ou Aliados. Eles têm grande importância em operações místicas e espirituais, sendo invocados como Guias e Guardiões.

Totens são Espíritos Ancestrais ligados à uma família, tribo, comunidade ou grupo de pessoas que pode se manifestar em qualquer forma natural, como uma pedra, uma árvore, uma folhas; mas preferencialmente assumem formas animais. São como Egrégoras (assunto já discutido em postagem anterior) - mas com formas específicas. Elas representam a essência do grupo, assumindo a forma que melhor traduz isso. Seus integrantes procuram conectar-se ao Totem em busca de apoio espiritual, imitando-lhes os hábitos e aparência.

Animal de Poder é um Espírito pessoal, ligado à uma pessoa. É como um guia que, geralmente, acompanha a pessoa por toda a vida - a conexão ocorre devido à vibrações energéticas similares, de modo que o Animal "empresta" muitas de suas características ao "seu dono" (o Animal escolhe seu parceiro, não o contrário). Outras vezes o Animal de Poder acompanha alguém que necessita desenvolver as características que lhe são próprias. Este Espírito é ligado à pessoa por toda a vida, e através de vidas às vezes, a não ser que ocorra uma mudança muito drástica em sua personalidade; desse modo, outro Animal se associa-a a ela.

Aliados são semelhantes aos Animais de Poder, com a diferença de que não são particularmente ligados a ninguém. São livres para se associarem às pessoas que mais necessitam deles em determinados períodos de sua vida e depois partirem. Eles podem ser invocados ou aparecer por curiosidade. Às vezes anunciam presságios em sonhos ou persistem em ensinar alguma lição.



Os Animais de Poder são os que têm influência maior em nossas vidas, e por isso é importante saber lidar com eles primeiramente, e depois, talvez, se conectar aos Totens e Aliados. Por isso, apresento uma meditação xamânica para encontrar o seu Animal de Poder.


1. Prepare o ambiente com incenso, iluminação de velas e música suave. Coloque música xamânica ou indígena, com instrumentos de sopro e tambores, se possível. Música harmônica e inspiradora na verdade, serve.
2. Acomode-se, de forma que fique o mais confortável possível, seja sentado ou deitado.
3. Respire fundo por algumas vezes até perceber que está bem calmo e relaxado.
4. Relaxe o corpo focalizando sua atenção parte a parte, de baixo para cima, isto é, relaxe primeiro os pés e aos poucos vá relaxando todo o corpo até chegar à cabeça.
5. Imagine-se em algum lugar em meio à natureza: montanha, praia, campo, lago, floresta...
6. Mantenha-se receptivo e esteja atento às imagens que surjam nessa experiência e nos sonhos das próximas noites, até que determinado animal prevaleça e se torne presente de modo significativo.
7. Explore, com todo respeito, todas as possibilidades de diálogo e aprendizado que poderá ter consigo mesmo a partir da percepção de seu animal de poder.
8. Agradeça à natureza e aos animais por serem seus amigos e as graças recebidas.
9. Após tomar conhecimento do seu animal de poder, procure visualizá-lo sempre ao seu lado, tanto nas horas prazer, quanto nas de mais extrema necessidade, invocando sua forças e características em seu auxílio. É uma boa idéia ter uma representação física do animal: uma estatueta, uma figura, penas, pêlo, dentes... 

Como não disponho de mais espaço para esta postagem, segue-se o link de uma lista bem completa dos animais mais comumente encontrados durante a Busca e suas principais características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário