sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DO XAMANISMO



:: História Espíritos das Plantas - AmaringoA "arte do êxtase" é , provavelmente, na história da humanidade, a mais antiga forma de re-ligação com o Sagrado. Arqueólogos encontraram indícios da sua presença praticamente junto com o surgimento do homo sapiens, em todos os continentes da Terra. Utiliza-se de técnicas arcaicas de êxtase que independem do grau de evolução espiritual ou intelectual das civilizações , por estarem ancoradas na própria estrutura dos inconscientes individual e coletivo, em suas relações com o Infinito.
A obra de Carlos Castañeda contribuiu para a popularização do Xamanismo que, juntamente com muitas outras linhas e técnicas, hoje constitui mais uma opção dentro desta rica e eclética Era de Áquário, que ora se inicia. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência e outras dimensões do Universo. À exemplo do Yoga e das técnicas de Meditação, o Xamanismo visa alcançar estados alterados de consciência e expansão da consciência para além dos limites comuns.
Dispensando longas e exaustivas práticas - incompatíveis com a rotina profissional de pessoas comprometidas com a sociedade - os rituais xamânicos atingem esses estados, através do ritmo de tambores, danças, exercícios e principalmente, plantas de poder, chamados elementos enteógenos. Para o xamã, cada reino da natureza é habitado por um princípio inteligente.
:: Plantas Mandala HuicholMandala HuicholToda planta de poder é sagrada e só é consumida ritualmente, sendo a chave que abre as portas do Divino. Dentre as várias etnias americanas, do Canadá a Terra do Fogo, podemos destacar o uso dos seguintes enteógenas:
Peyotl - o cacto das visões luminosas
Ololiuhqui - a erva da serpente
Tlitliltzen - as sementes da virgem
Mescal beans - as sementes das danças visionárias
Teonanácatl (cogumelo)- a carne de Deus
Pipiltzintzintli - a sálvia dos adivinhos
Datura - a aliada dos pajés
Tabaco - a erva exorcista
San Pedro - a huachuma ou Don Pedrito, cacto que abre as portas do céu
Virola e Paricá - o pó da inspiração Rapé - o pó sagrado dos feiticeiros
Coca - a folha do jejum e da vigília
Ayahuasca - a bebida das viagens prodigiosas
Hemp - a Santa Maria, princesa da beleza e da poesia
Jurema - a bebida sagrada da caatinga (nome técnico: Mimosa Hostilis)
Xamã tradicional Todas as plantas de poder/professoras podem acabar tornando-se substâncias viciantes ou levar a desvios emocionais, se usadas de maneira imprópria. Sua utilização deve ser rigorosamente restrita ao uso sacramental, dentro da ritualística estabelecida por quem conhece e domina a sua essência. A atividade xamânica é essencialmente ligada a processos de cura: física, mental, emocional e espiritual. O Xamanismo, venerando a Vida que permeia a rede universal, desde as células até os astros - atua através de forte consciência ecológica, procurando preservar as condições ambientais do planeta Terra.
Shaman (Keith Powell)

Prece para a Grande Família - etnia Mohawk


Nossa gratidão para a Mãe Terra, que navega segura, noite e dia, e para o seu rico, raro e doce solo.

Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão para as plantas, para as folhas de colorido mutante e para as raízes sinuosas que permanecem quietas no vento e na chuva, ou dançam na ondulação espiralada das sementes.


Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão para o ar que sustenta a suave andorinha e a silenciosa coruja ao amanhecer de um novo dia, como o sopro das canções e a brisa do claro espírito.


Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão para os seres selvagens, que são também nossos irmãos, que nos ensinam os mistérios e os caminhos da liberdade, com os quais compartilhamos a vida, com coragem e beleza.


Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão para a água das nuvens, dos lagos, dos rios e das geleiras, cristalizada ou liquefeita, fluindo alegre através de nossos corpos nas suas marés salgadas.


Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão para o Sol que nos acorda ao amanhecer, luz que pode cegar, brilho que pulsa através dos troncos das árvores, clareia as neblinas e tremeluz nas grutas quentes onde dormem os ursos e as serpentes.


Que assim seja nos nossos pensamentos.


Nossa gratidão ao Grande Céu, que guarda em si bilhões de estrelas , vai além de todos os pensamentos e poderes e, no entanto, faz parte de nós.


Avó Espaço, a Mente é a sua companheira.
Que assim seja nos nossos pensamentos.

A associação da viagem xamânica com o vôo de uma ave, bem como a associação a animais de poder é comum no Xamanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário