quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A SABEDORIA DO SILÊNCIO

A SABEDORIA DO SILÊNCIO





Blogue de wakan-tanka :WAKAN TANKA...' O Grande Misterioso', A SABEDORIA DO SILÊNCIO
O SILÊNCIO
..."Nós os Índios, não temos medo dele. Na verdade, para nós, ele é mais poderoso do que as palavras. Nossos ancestrais foram educados com o silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento"...
 
 
 
 
 
 
 
 
"Observa, escuta, e logo actua", - diziam-nos...." Esta é a maneira correta de viver"...
Observa os animais para ver como cuidam dos seus filhos.
Observa os anciões para ver como se comportam.
Observa o homem branco para ver o que quer.
 
..."Observa SEMPRE primeiro com o coração e a mente tranquilos e então aprenderás"...
..."Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar"....
Com vocês, brancos, é o contrário:
-Vocês aprendem, a falar.
-Dão prêmios às crianças que falam mais na escola.
-Em festas, todos falam ao mesmo tempo, por vezes ninguém se entende. -
-No trabalho, estão sempre com reuniões, nas quais todos se interrompem a todos, todos repetem a mesma coisa cinco, dez, cem vezes. E chamam a isso de "resolver um problema".
-Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. Precisam preencher o espaço com sons. Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.
-Vocês gostam de discutir e nem sequer permitem que o outro termine uma frase. Interrompem-se constantemente.
Para nós, isso é muito desrespeitoso e muito estúpido. Se começas a falar, eu não vou interromper!
Talvez deixe de escutar, se não gostar do que estás a dizer. Mas não te vou interromper. Quando terminares, tomarei a minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acordo, a menos que seja importante.
Terás dito o que preciso saber. Não há mais nada a dizer.
Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês. Deveriam pensar nas suas palavras como se fossem sementes.
Deveriam plantá-las, e permiti-las crescer em silêncio. Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre a falar, e que deveriamos ficar em silêncio para a escutar.
Existem muitas vozes para além das nossas.
Muitas vozes. E só vamos conseguir escutá-las em silêncio.
"Neither Wolf or Dog"
On Forgotten Roads with an "Indian Elder" – Kent Nerburn
 
 
 
 
         

Um filho, que a uma BOA CASA, torna...

 
 
 
Blogue de wakan-tanka :WAKAN TANKA...' O Grande Misterioso', Um filho, que a uma BOA CASA, torna...
 
 
Amigos: ... a todos aqueles que sabem o que a vida nos oferece e nos tira... a todos aqueles que absorvem conhecimentos e experiências, partilhando diáriamente as suas alegrias e dores neste mundo virtual, só me ocorre dizer neste momento, algumas palavras: Estou feliz por aqui estar novamente e tive saudades vossas e deste canto...!!!! ponto final...
         

pequenas GRANDES frases

 
 
 
Blogue de wakan-tanka :WAKAN TANKA...' O Grande Misterioso', pequenas GRANDES frases
 
 
 
"Falar amávelmente, não fere a lingua"!!
(provérbio Índio)


"Pense o que quiser pensar, você tem que viver com seus próprios pensamentos"
(provérbio Dakota)

"Ouça...ou a sua lingua o manterá surdo"!!
(provérbio Índio)

"Possua uma visão, não desfocada pelo medo"
(provérbio Cherokee)

"Você deve viver sua vida do início até o fim, pois mais ninguém o pode fazer por si"
(provérbio Hopi)

"Os pensamentos são como flechas: uma vez lançadas, alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia vir a ser vitima de si próprio!!!"
(provérbio Navajo)

"Que meus inimigos sejam fortes e bravos para que eu não sinta remorsos ao derrotá-los"
(provérbio Sioux - Clã dos Lobos)








"Lembre-se de que seus filhos não são sua propriedade!... eles foram apenas confiados à sua guarda pelo Grande Espírito"
(provérbio Mohawk)


"As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas"
(provérbio Crow)

"Todos os homens e mulheres tem um futuro, mas poucos têm um destino"
(provérbio Andino)

..."tudo na terra tem um propósito, cada doença uma erva para curar , cada pessoa uma missão a cumprir". Esta é a concepção dos índios sobre a existência...
-Christine Quintasket (índia Salish) 1888-1936

..."Quando povos entram em choque, é melhor para ambos os lados reunirem-se sem armas e conversar sobre isso, e encontrar algum modo pacífico de resolver"...
-Sinte-Galeshka (Cauda Pintada), dos Sioux Brulés

"Dentro de mim há dois cachorros: - Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom.
Os dois estão sempre em guerra. O que ganha sempre a briga é aquele que eu alimento mais vezes"
(provérbio dos índios norte-americanos)

"Se falar com os animais eles falarão consigo e vocês vão-se conhecer um ao outro. Se não falar com eles, não os conhecerá, e o que não se conhece...teme-se!
E aquilo que tememos,... destruímos!!!"
Chefe Dan George (Índio norte americano)







   

NÃO ME INTERESSA,...EU SÓ QUERO SABER!!!

 
 
Blogue de wakan-tanka :WAKAN TANKA...' O Grande Misterioso', NÃO ME INTERESSA,...EU SÓ QUERO SABER!!!
 
 
 
Não me interessa se a história que me conta é a verdade!!!

-Só quero saber se consegue desapontar outra pessoa para ser autêntico consigo mesmo, e pode suportar a acusação de traição e não trair a sua própria alma.
-Quero saber se você pode ver a beleza mesmo que ela não seja tão bonita todos os dias, e se pode rebuscar a origem de sua vida na presença do Pai Wakan-Tanka.
- Quero saber se você pode viver com o fracasso, seu e meu, e ainda, à margem de um lago, gritar para a lua prateada: ...eu posso!!!"
Não me interessa onde você mora ou quanto dinheiro tem!!!
-Só quero saber se pode levantar-se após uma noite de sofrimento e desespero, cansado, ferido até os ossos, e fazer o que tem de ser feito pelos filhos.
Não me interessa saber quem você é e como veio parar até aqui!!!
-Quero saber se você ficará comigo no centro do incêndio e não fugirá.
Não me interessa saber onde, o quê, ou com quem você estudou!!!
-Só quero saber o que o sustenta a partir de dentro, quando tudo o mais se desmorona.
-Quero saber se consegue ficar sozinho consigo mesmo e se, realmente, gosta da companhia que tem nos momentos vazios.
(Sonhador da Montanha Oriah- ancião índio americano)
         
 
 
 
 

...MAIS VERDADES!!!

 
Blogue de wakan-tanka :WAKAN TANKA...' O Grande Misterioso', ...MAIS VERDADES!!!
 
 
 
"Sómente após a última árvore ser cortada.
Sómente após o último rio ser envenenado.
Sómente após o último peixe ser pescado.
Sómente então o homem descobrirá que o dinheiro não pode ser comido
!!"
(Provérbio Ute)










SENHOR, NÃO ME DEIXE JULGAR UM HOMEM SEM QUE EU TENHA ANDANDO DURANTE DUAS LUAS COM SUAS SANDÁLIAS"
(Prece de um índio Navajo)










O que importa se uma vasilha é preta e outra é branca se o desenho delas é perfeito e servem para a mesma finalidade?!
(Provérbio Hopi)



Quanto mais esperto o homem se julga, mais precisa de proteção divina para defender-se de si mesmo.
(Provérbio Seneca)
pois é...quem sabe, sabe...











Nenhum comentário:

Postar um comentário