terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

PAJELÃNÇA

Pajelança


A origem do termo Pajelança tem diversas atribuiçoes, uma delas é a de que a palavra origina-se do tupi guarani, significando pajé, curador,sacerdote,xamã...No dicionário, a Pajelança é descrita como um conjunto de atividades,rituais realizados por um pajé, com um determinado propósito, como, por exemplo, a finalidade de cura ou a prevenção de um acontecimento.
É provável que a palavra Pajé venha da raiz pa-y, com o significado de profeta, adivinho, curador, sacerdote,xamã. Independentemente de sua origem, sabemos que é a palavra e designada para diversas manifestações xamânicas dos povos indígenas brasileiros.
Xamã tem sua origem nas religiões tradicionais da Ásia setentrional, embora existam xamãs em outras culturas, como, por exemplo, na América do Norte; onde o termo "xamã" designava certos feiticeiros da África tradicional. Segundo a crença, ao cair em estado de transe, o xamã fica possuído por espíritos que falam e agem através dele. É o equivalente ao pajé entre os índios brasileiros.
A Pajelança é encontrada no Amazonas,no Pará,no Piauí e no Maranhão, lugares nos quais foi gerada por elementos exclusivamente ameríndios. As curas e rituais que são realizados pelo pajé envolvem danças e cantos, acompanhados de um instrumento sagrado, um chocalho denominado maracá.
Na Pajelança são utilizadas outras formas de medicina indígena, como o uso de plantas cujos poderes medicinais são permeados de qualidades místicas,que possibilitam o transe. Cada região tem uma variedade diferente de entidades que são invocadas, mas sempre são entidades ligadas aos espíritos da natureza, de animais ou de antepassados mortos. O objetivo principal da Pajelança é obter a cura de doenças pessoais ou coletivas.
O território brasileiro é imenso e os índios, seus primeiros moradores, sempre souberam tirar tudo o que precisavam da natureza: seus alimentos, seus remédios, sua casa etc. A natureza sempre retribuiu aos indígenas, porque eles pedem licença para delas extraírem o que necessitam, respeitam, preservam e lutam pela não destruição das florestas e de sua nação.A natureza é sábia. Ouvimos, diariamente, os espíritos dos ventos , das chuvas, do trovão, das plantas e dos animais. Temos que aprender sua linguagem e viver com a natureza, respeitando-a. A natureza sempre esteve no mesmo lugar, só o homem branco esqueceu que ela é seu verdadeiro lar.
A Pajelança é cercada de rituais permeados de segredos místicos, da magia que vem dos espíritos da natureza que promovem o "religare" daqueles que estejam desconectados do curso natural de saúde e harmonia com o curso natural da vida. É um conhecimento mágico que possibilita a participação de todos que desejam uma nova maneira de estar em contato com nossos ancestrais e ao mesmo tempo com os espíritos da nova era.


 


"De uma forma poética, a Pajelança é uma criança, um espírito de comunhão entre a mente e o coração "
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário