A PALAVRA “ameríndio” é usado para substituir palavras como “índios”, “indígenas” e outros termos que são consideradas preconceituosos. Os ameríndios são todos aqueles habitantes que povoaram a América, antes das chegadas dos europeus. Mas, como esse pessoal chegou à América?
O apelido “índio” vem do fato de que, quando Cristóvão Colombo descobriu as Américas, ele estava na verdade a procura da Índia. Assim, ele chamou o povo de “indígena”. Com o tempo, receberam também o apelido de “peles vermelhas”, já que não se sabia a qual raça pertenciam.
Origem do povo ameríndio
Além dessa, existem outras teorias sobre a origem dos povos nativos americanos:
• Grande parte das religiões dos nativos ensina que os humanos foram nascidos e criados naquelas terras desde o inicio dos tempos.
• Os mórmons dizem que os ameríndios são descendentes de Lehi e dos nefitas, personagens israelitas que chegaram as Américas em 590 antes de Cristo.
• Para vários historiadores e arqueólogos, os nativos americanos são descendentes de europeus que atravessaram de alguma forma o Oceano Atlântico. Uma dessas hipóteses aponta que seria possível atravessar tal Oceano com um barco feito de papiro do antigo Egito.
• Outras teorias ainda alegam que a chegada do Homo Sapiens as Américas ocorreu primeira na América do Sul. O que reforça essa ideia são descobrimentos efetuados em Pedra Furada, no Piauí, onde fora encontrado ossos de humanos que datam cerca de 12.000 anos.
Ao longo dos tempos e com as colonizações que foi acontecendo em todo o território, se deu origem então ao complexo mosaico de povos e línguas existentes hoje em dia.
Principais nações e tribos ameríndias
Charrua
Inca
Asteca
Maias
Abipão
Araucanos
Aruaques
Chibchas
Apaches
Navajos
Iroqueses
Cheroqui
Muscógui
Creek
Seminoles
Hurons
Moicanos
Comanches
Esquimós
Inca
Asteca
Maias
Abipão
Araucanos
Aruaques
Chibchas
Apaches
Navajos
Iroqueses
Cheroqui
Muscógui
Creek
Seminoles
Hurons
Moicanos
Comanches
Esquimós
Nenhum comentário:
Postar um comentário